Esta publicação reúne dez postagens “imperecíveis” realizadas entre novembro e dezembro de 2024. Faça downloads de crônicas recitadas por Salomão Schvartzman, leia notícias imprescindíveis, divirta-se com cartoons, ouça música, medite sobre um dos pensamentos de Louis Lavelle. Enfim, consulte esta postagem repleta de entretenimentos e utilidades.
Leia mais...Ano: 2024
O apelido da mentira!
“Um judeu, Salomon, saindo às pressas com malas e sacolas, levava um busto de Joseph Stalin. […]. Na fronteira um soldado russo lhe perguntou: o que é isso que você está levando? — Salomon disse: Você deveria perguntar não ‘o que é isso’, mas ‘quem é esse’? e esclareceu: saiba que é o busto de um grande homem. […]. [No destino] o fiscal israelense perguntou: o que é isso que você traz consigo?”
Leia mais...A responsabilidade cívica da Direita
“Frequentemente, durante palestras, proponho à plateia esta tarefa pedagógica: Anote numa folha de papel os bens não materiais de seu apreço que a extrema esquerda brasileira esteja empenhada em preservar.”
Leia mais...Marcel Van Hattem e a rocha de Thomas Jefferson
“Thomas Jefferson considerava conveniente em questões de estilo fluir com a correnteza, mas em questões de princípios havia que ser firme como rocha. Marcel Van Hattem fala pelos que têm medo, pelos que cortaram a comunicação com seus representados, pelos que não estão nem aí e pelos que gostariam de falar e não podem. […] É rocha na imagem de Jefferson.”
Leia mais...As ideias dos náufragos: a necessidade de aceitar o caos da nossa existência
“Esquecemos que toda a nosso mundo civilizado não é natural e deixamos que ele nos hipnotize. Acreditamos que a paz e a ordem que experimentamos são espontâneas e deixamo-nos ser alienados por isso.”
Leia mais...Jesus nasceu mesmo no dia 25 de dezembro?
“Inúmeras tradições que, apesar de serem apenas tradições, apontam com quase unanimidade para o dia 25 de dezembro como a data do nascimento de Nosso Senhor.”
Leia mais...O liberalismo como ideologia ou como conjunto de ideais
“Quando o liberalismo é convertido numa ideia perfeita, capaz de responder a todas as perguntas com uma única resposta correta, transforma-se numa ideologia utópica similar às outras a que deveria combater ou servir de contraponto.”
Leia mais...A miséria da Educação e a Educação para a miséria
“Os professores brasileiros ganham pouco? A grande maioria ganha pouco, sim, mas os alunos desses professores nada têm a ver com isso e não merecem se converter no estuário de aflições e, menos ainda, de perniciosas opções ideológicas.”
Leia mais...Trump eleito. E você, triste?
Este artigo foi originalmente publicado no extinto blog do autor, em 10 de novembro de 2016, e permanece tão, ou até mais, relevante nos dias atuais. Na verdade, se fizéssemos apenas a troca do título e a atualização de alguns nomes, não seria perceptível que foi escrito há 8 anos. Contudo, optamos por manter a originalidade, a fim de aprofundar a reflexão e, sobretudo, respeitar o autor.
Leia mais...Caduceu, expressão plástica da dialética e lógica
“A síntese de dialética e lógica encontrava uma expressão plástica no caduceu, onde duas serpentes entrelaçadas mostravam os movimentos dialéticos da mente, que se afastavam e aproximavam da reta verdade, representada pelo bastão central.”
Leia mais...