“Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem.”,
Karl Kraus (1874 – 1936): jornalista e intelectual austríaco.
Qual o caráter necessário ao Brasileiro, para que o PROJETO BRASIL seja bem-sucedido? [1]
A que ponto chegou? Quase todo conteúdo da imaginação do Brasileiro foi, de alguma forma, direta ou indiretamente inoculado pela propaganda [2]. Isso é bom, ou é mais um componente do emburrecimento geral da Nação?
Veja bem, quase todos os alunos Brasileiros concluem o Ensino Médio [3] sem saber tabuada [4], nem a Gramática da Língua Pátria que nos une. E quando sabem ler, não entendem o que leem. Inadmissível! Afirmou Napoleão Mendes de Almeida: “A língua é a mais viva expressão da nacionalidade. Como havemos de querer que respeitem a nossa nacionalidade se somos os primeiros a descuidar daquilo que a exprime? Nenhum país culto existe sem que o vernáculo não seja ensinado diariamente. E quem sabe Gramática sabe analisar”. Seria deliberado? E complementou o Filósofo Olavo de Carvalho: “A língua permite que o legado cultural das gerações passadas continue sendo acessível e transmissível às novas gerações”.
Quebrando a língua, e por consequência a linguagem, dissolve-se a NAÇÃO [5]. Poderia ser pior? Para ler e entender a literatura chinesa básica é preciso memorizar e entender pelo menos mil ideogramas [6]. Imagine esse pré-requisito no Brasil!
O Filósofo Leibniz sustentou que o homem com mais figurinhas [7] memorizadas, ainda que totalmente ficcionais, será, no fim das contas, mais inteligente [8]. Decerto que a qualidade da inteligência do indivíduo depende da qualidade dessas figurinhas processadas pelo cérebro para formar seu imaginário [9], imaginar e formar sua imaginação moral. Sem entrar em pormenores, e contrariando ligeiramente as concepções do Edmund Burke, T. S. Eliot e Russell Kirk [10], a imaginação moral [11] pode ser elevada (ordenada, inclinada para o bem), baixa (ordenada, inclinada para o mal), idílica [12] ou diabólica [13]. É óbvio que o caráter depende da formação da personalidade, que é função da imaginação moral, que, por sua vez, é função do imaginário. E o imaginário (comum) determina o senso comum, a opinião pública.
Logo, tem-se o imaginário individual e coletivo, e quando a identidade está dissolvida em um grupo de referência, o imaginário do membro fica restrito ao imaginário do seu grupo (do seu partido, da universidade, por exemplo). Notadamente, o imaginário do Brasileiro está degradado, fragmentado e corrompido, desordenando sua alma. Se a ordem da alma está decadente não há ordem exterior (T. S. Eliot). Notadamente, o agente-mor da corrupção do imaginário do Brasileiro por décadas a fio é a mídia [14], em particular a Rede Blobo: 24h por dia, 7 vezes por semana. Assim, a ordem moral do Brasileiro deteriorou-se e está desordenada no miserável. A alma do Brasileiro está doente? Tem cura? [15]
Daí propostas para Educação/Reeducação do Imaginário através da leitura e estudo dos Clássicos. O empreendimento de Reeducar o imaginário de presidiários está sendo testado na Execução Penal na Vara Criminal de Joaçaba-SC, em especial no Presídio Regional [16]. Doze Clássicos depois, os resultados são animadores [17]. Os Clássicos geraram as ideias que eventualmente levaram à erradicação de práticas moralmente falidas.
Seguramente, educar o imaginário é muito mais barato para o Contribuinte do que reeducar o imaginário [18]. Sem expurgar os comunistas/socialistas [19] do MEC e do nosso sistema de Educação como um todo, será na prática impossível. E tomar alguma medida contra os formadores de imaginário da mídia ajudaria muito. O ideal seria o aluno concluir o ensino Médio com uma cultura literária admirável. Assim não teríamos mestres, doutores e PhDs incultos.
É estritamente necessário retirar dos currículos tudo que é inútil, e reciclar nossos professores, nossa pedagogia e anular, extinguir, urgente e sumariamente, o método de imbecilização e emburrecimento socioconstrutivista de alfabetização, sutilmente imposto pela UNESCO [20] desde a década de 1980. Chega os professores fazerem de conta que ensinam, e de os alunos fazerem de conta que aprendem.
E a sagrada Liberdade de Expressão? Notadamente, virou liberdade de fazer apologia ao crime, ao ódio, ao vulgar, ao depravado e liberdade de desrespeitar. Está certo isso?
Para o ensino Fundamental/Médio como está, para recuperar nossos cérebros [21], o maior ativo de uma nação, não consigo abarcar outro remédio a curto-médio prazo que não seja militarizar a disciplina das Escolas Públicas Fundamentais e de Ensino Médio (As privadas correrão atrás!). Em geral, as Escolas Militares são casos notórios de sucesso. E a última chance de enquadrar o sujeito é realmente o serviço militar obrigatório.
No mais, sem disciplina não há ordem, e sem ordem não há progresso. E a disciplina motiva e incentiva a autoeducação.
Escrito por Ed Garcia.
EdGaarcia@gmail.com.
Notas:
Antes é preciso esclarecer. Não se trata de doutrinação nas escolas e universidades. Doutrina é diferente de ideologia. Para doutrinar, a doutrina passa pela avaliação da inteligência, o que não é permitido na imposição de uma ideologia. Trata-se de técnicas de controle mental (manipulação de massas) visando o automatismo mental disparado por gatilhos emocionais – palavras de ordem. Utiliza-se de terrorismo psicológico, inclusive.
- Técnicas de Propaganda são baseadas em Hipnose. As propagandas invadiram filmes, “inocentes” desenhos (animações) infantis, jornalismo de opinião, sensacionalista e espetacularizações de tragédias; games, literatura; em tudo que é criado para conquistar mentes e corações. É preciso dizer que Hipnose é o fundamento das técnicas de CONTROLE mental?
O Filósofo Olavo de Carvalho demonstra a quem possa interessar que 80% dos acadêmicos Brasileiros possui grau relevante de analfabetismo funcional. Certamente essa deficiência é carregada desde a imbecilização (segundo o método socioconstrutivista de alfabetização) no Ensino Fundamental, e amplificada no ensino médio e endossada no Ensino Superior.
http://sensoincomum.org/2017/04/19/analfabetismo-funcional-universitarios-brasileiros/Para não dizer conta de dividir, subtrair, noções de proporção, geometria elementar, etc.
É o que tem sido feito com sucessivas reformas ortográficas em menos de uma geração. E quem controla a linguagem controla quase tudo, até os sentimentos em geral.
https://www.ted.com/talks/shaolan_learn_to_read_chinese_with_ease/transcript?language=pt-br
Poderia dizer imagens, símbolos, conexões neurais, a depender do contexto. Estas figurinhas são formatas por estímulos através da experiência sensível. Daí a necessidade dos estímulos certos desde a tenra infância.
Entenderam por que quase sempre os asiáticos estão a ocupar os primeiros lugares?
https://leitorconservador.wordpress.com/tag/imaginacao-idilica/
A bem da verdade todos temos imaginação moral elevada, baixa, idílica ou diabólica em certa medida. Predominando a imaginação moral elevada tem-se indivíduo virtuoso e altruísta.
Conforme Jean-Jacques Rousseau, utópica, egoísta, materialista, e hedonista, acreditando que é possível escapar das obrigações morais e sociais, com cada indivíduo criando suas próprias verdades.
Conforme T. S. Eliot, em que o indivíduo, desejando se livrar da sensação/impressão de vazio interior, apela para vícios como drogas, bebida, luxúria, violência, crueldade, apatia, etc.
Desde o séc. XX, mídia e imprensa nacional se fundiram e se confundem.
- A Imaginação Educada (Northrop Frye). Caso não tivesse cura, essa discussão seria irrelevante. Todo homem está equipado com a máquina mais complexa e sofisticada criada pelo Universo, o cérebro humano, dotado de neuroplastia, grosso modo, capacidade de se moldar e adaptar desde que corretamente estimulado, a menos em casos de elevado grau de demência mental, psicopatia ou sociopatia.
http://midiasemmascara.org/arquivos/reeducacao-do-imaginario-primeiras-impressoes-e-resultados/
http://midiasemmascara.org/artigos/economia/reeducacao-do-imaginario-12-classicos-depois/
A Imaginação Educada (Northrop Frye)
http://videeditorial.com.br/a-imaginacao-educadaA partir de certo ponto, comunistas, socialistas e progressistas são sinônimos.
Maquiavel Pedagogo ou o Ministério da Reforma Psicológica (Pascal, Bernardin)
https://www.saraiva.com.br/maquiavel-pedagogo-ou-o-ministerio-da-reforma-psicologica-4689777.html