Cem frases de G. K. Chesterton

Obra: "G. K. Chesterton", por Amber Knorr.

A verdade integral é, geralmente, a aliada da virtude; a meia verdade é sempre aliada de algum vício.” 
G. K. Chesterton (1874 – 1936)




Gilbert Keith Chesterton nasceu em 29 de maio de 1874, em Londres, Inglaterra, e faleceu em 14 de junho de 1936, em Beaconsfield, cidade próxima à capital inglesa. Foi escritor, jornalista, poeta, ensaísta e apologista cristão, autor de obras marcantes como Ortodoxia, O Homem Eterno, Hereges e a série de contos policiais protagonizados pelo padre Brown. Chesterton ficou conhecido por seu estilo paradoxal, seu humor afiado e sua habilidade de enxergar o extraordinário nas coisas comuns.

Convertido ao cristianismo depois de um longo período de busca espiritual e filosófica — e posteriormente ao catolicismo —, defendeu com originalidade e entusiasmo os princípios da fé cristã e da dignidade humana, sempre contrapondo-se ao relativismo, ao materialismo e ao niilismo. Seu pensamento influenciou profundamente autores como C. S. Lewis (1898 – 1963), que o considerava um dos grandes responsáveis por sua conversão.

Na Cultura de Fato, você encontrará, além dos pensamentos desta postagem, trechos de livros e artigos do autor, abordando temas como fé, razão, cultura, política, liberdade e mistério — sempre permeados por uma visão de mundo marcada pela alegria, pelo bom senso e pelo senso do sagrado.




  1. Minha atitude perante o progresso passou do antagonismo ao tédio. Parei, há muito tempo, de discutir com as pessoas que preferem quinta-feira à quarta-feira porque é quinta-feira.
  2. “Todo o mundo moderno se dividiu em conservadores e progressistas. O negócio dos progressistas é continuar cometendo erros. O negócio dos conservadores é prevenir que os erros sejam corrigidos.”
  3. Eu daria à mulher não mais direitos, porém mais privilégios. Em vez de mandá-la procurar aquela liberdade que, notoriamente, prevalece em bancos e fábricas, eu, especialmente, projetaria uma casa em que ela pudesse ser livre.
  4. “Você nunca terá uma revolução para estabelecer uma democracia. Você deve ter uma democracia para ter uma revolução.”
  5. “A coragem significa um forte desejo de viver, sob a forma de disposição para morrer.
  6. Uma vez que se abole Deus, o governo se torna Deus.”
  7. O progresso deve significar que estamos sempre mudando o mundo para adequá-lo à nossa visão, ao invés de sempre mudarmos a nossa visão.
  8. A verdade é sagrada; e se você diz a verdade muito frequentemente, ninguém acreditará.
  9. Uma cidade moderna é feia não porque ela é uma cidade, mas porque ela não é suficientemente uma cidade, porque é uma selva, porque é confusa e anárquica, surgindo com a energia egoística e materialista.
  10. É verdade que eu sou antiquado, muito do que eu amo foi destruído ou exilado.
  11. O amor falso termina em acomodamento e filosofia comum; mas o amor real sempre terminou em sangue derramado.
  12. Os homens inventam novos ideais porque não ousam tentar os velhos ideais. Eles olham à frente com entusiasmo, porque eles temem olhar para trás.
  13. Quando um homem deixa de acreditar em Deus, ele não passa a acreditar em nada – passa a acreditar em qualquer coisa.
  14. “É um bom sinal para uma nação quando as coisas estão sendo feitas imperfeitamente. Isso mostra que todo o povo as está fazendo. E é um mau sinal quando as coisas estão sendo feitas muito bem, pois, isso mostra que somente uns poucos experts e excêntricos as estão fazendo e que a nação está sendo um mero espectador.”
  15. “Se você tentar, atualmente, uma discussão real com um jornal de posição política oposta à sua, você não terá nenhuma resposta, exceto jargão ou silêncio.”
  16. “A família é a fábrica que produz a humanidade, e o inimigo do amor e da família é o próprio eu. O individualismo é uma ilusão de adolescente. Alguém declara seu amor e pede em casamento a mulher amada, propondo-lhe se ela quer ajudá-lo a livrá-lo de si.”
  17. “Apesar de as autoridades acadêmicas se orgulharem de conduzir tudo por meio da avaliação, elas raramente cedem ao que as pessoas religiosas descrevem como auto-avaliação. A consequência disso é que o Estado moderno tem educado seus cidadãos numa série de modas transitórias.”
  18. “Quando um político está na oposição ele é um expert nos meios para determinados fins; quando é situação, ele é um expert nos obstáculos.”
  19. G. K. ChestertonO verdadeiro soldado luta não porque ele odeia o que está a sua frente, mas porque ele ama o que está atrás.
  20. Os homens não discordam muito nas coisas que eles consideram más; eles discordam, enormemente, sobre que males eles considerarão desculpáveis.
  21. Haveria muito menos desgraça se as pessoas não idealizassem o pecado e se posassem como pecadores.
  22. Há grandes homens que fazem com que todos se sintam pequenos. Mas o verdadeiro grande homem é aquele que faz com que todos se sintam grandes.
  23. Uma coisa morta pode seguir a correnteza, mas somente uma coisa viva pode contrariá-la.
  24. A maior parte da liberdade moderna tem sua raiz no medo. Não é que somos tão corajosos para nos submeter às leis; é que, ao contrário, somos muito tímidos para nos submeter às responsabilidades.
  25. “O propósito da Educação Compulsória é o de negar às pessoas comuns seu senso comum.”
  26. “Uma das grandes desvantagens de termos pressa é o tempo que nos faz perder.
  27. “O temperamento artístico é uma doença que aflige os diletantes.
  28. “Louco não é o homem que perdeu a razão. Louco é o homem que perdeu tudo menos a razão.
  29. “Sou homem e, por conseguinte, trago todos os demônios no meu coração.
  30. “Cada um fala da opinião pública, entendendo por isso a opinião pública, menos a sua.
  31. “Os homens que realmente acreditam em si mesmos estão todos em asilos de loucos.
  32. “O grande poeta existe para mostrar ao homem pequeno o quanto ele é grande.
  33. “Pobre daquele que está cansado de tudo, porque tudo e todos estão sempre certamente cansados dele.
  34. “Existe um caminho que vai dos olhos ao coração sem passar pelo intelecto.
  35. “Quem acende uma luz é o primeiro a se beneficiar da claridade.
  36. “Não há assuntos pouco interessantes; apenas há pessoas pouco interessadas.
  37. “Cheguei à conclusão de que o otimista achava tudo bom menos o pessimista, e o pessimista achava tudo ruim, menos ele mesmo.
  38. “Reclamar que só posso me casar uma vez é como reclamar que só nasci uma vez. (…) Poligamia é falta de realização no sexo; é como um homem que quer comer uma pêra, mas colhe cinco só para se distrair.
  39. “A alegria, que era a pequena publicidade do pagão, é o gigantesco segredo do cristão.
  40. “Não liberte o camelo do peso da sua corcova; talvez você o esteja fazendo deixar de ser camelo.
  41. “O homem de cada século é salvo por um grupo de homens que se opõem aos seus gostos.
  42. “Amar significa amar o que é difícil de ser amado, de contrário não seria virtude alguma; perdoar significa perdoar o imperdoável, de contrário não seria virtude alguma; fé significa crer no inacreditável, de contrário não seria virtude alguma. E esperar significa esperar quando já não há esperança, de contrário não seria virtude alguma.
  43. “Se Deus não existisse não haveria ateus.
  44. “Não apenas estamos no mesmo barco, como todos sentimos enjoo.
  45. “Devo o meu sucesso a ouvir respeitosamente os melhores conselhos e depois a fazer o contrário.
  46. “Somente quando de tudo desesperamos é que a esperança começa a ser a verdadeira força.
  47. “Para responder ao cético arrogante, não adianta insistir que deixe de duvidar. É melhor estimulá-lo a continuar a duvidar, para duvidar um pouco mais, para duvidar cada dia mais das coisas novas e loucas do universo, até que, enfim, por alguma estranha iluminação, ele venha a duvidar de si próprio.
  48. “O ideal cristão não foi testado e reprovado. Ele foi considerado difícil e por isso permaneceu sem ser experimentado.
  49. “Estamos perecendo não por falta de maravilhas, mas por falta de admiração.
  50. “A tolerância é a virtude do homem sem convicções.
  51. “Não é que eles não podem ver a solução. É que eles não podem ver o problema.
  52. “Pode-se entender o cosmos, mas nunca o ego; o eu é mais distante do que qualquer estrela.
  53. “Uma nação que não tem nada além de seus divertimentos, não se divertirá por muito tempo.
  54. “Há uma grande lição na ‘Bela e a Fera’: tem coisas que precisam ser amadas antes de ser amáveis.
  55. “É inútil falar sobre a alternativa de razão e fé. A própria razão é uma questão de fé. É um ato de fé afirmar que nossos pensamentos têm alguma relação com a realidade, por mínima que seja.
  56. “Um estranho fanatismo preenche nossos dias: o ódio fanático contra a moral, especialmente contra a moral cristã.
  57. “Chegará o dia em que teremos que provar ao mundo que a grama é verde.
  58. “Todos os pensadores modernos são reacionários, pois seus pensamentos são sempre uma reação àquilo que se passou anteriormente. Quando nos deparamos com um homem moderno, apercebemo-nos de que ele está sempre vindo de algum lugar, não indo para um.
  59. “As falácias não se tornam menos falácias porque se tornaram modas.
  60. “Homens corajosos são vertebrados: têm a maciez na superfície e sua firmeza está no meio. Mas esses covardes modernos são crustáceos: sua dureza está toda na casca e sua moleza está dentro.
  61. “O casamento descansa sobre o fato de que não é possível, ao mesmo tempo, guardar a torta e comê-la. Não se pode dar o coração e ficar com ele.
  62. “A coisa mais extraordinário do mundo é um homem comum, uma mulher comum e seus filhos comuns.
  63. “O cristianismo veio ao mundo acima de tudo para afirmar com veemência que o homem não só devia olhar para dentro, mas devia olhar para fora, contemplar com assombro e entusiasmo uma companhia divina e um capitão divino.
  64. “Quando um cristão está satisfeito, ele se sente (no sentido mais exato da palavra) assustadoramente satisfeito; a sua satisfação é assustadora.
  65. “As memórias mais marcantes de um homem não são aquelas que se consolidam ao longo do tempo, mas aquelas que são subitamente recordadas, por alguma razão, como que puxadas de um abismo.
  66. “Nenhum homem é, de fato, bom, enquanto não souber quão mal ele é, ou poderia ser.
  67. “Na beira de um precipício, só há uma maneira de seguir adiante: dar um passo atrás.
  68. “Se os americanos podem-se divorciar por ‘incompatibilidade de temperamento’, não consigo entender como ainda não estão todos divorciados. Conheci muitos casamentos felizes, mas nunca um compatível. O objetivo do casamento é lutar e sobreviver ao instante em que a incompatibilidade mostra-se incontestável. Pois um homem e uma mulher, como tais, são incompatíveis.
  69. “Onde quer que haja adoração a animais, ali haverá sacrifício humano.
  70. G. K. Chesterton - Cartoon“Imparcialidade é um nome pomposo para indiferença, que é um nome elegante para ignorância.
  71. “Psicanálise é confissão sem absolvição.
  72. “O principal negócio terreno do ser humano é construir seu lar e seus arredores, tão simbólico e significativo para sua imaginação quanto ele seja capaz.
  73. “Ser fiel a uma única mulher é um preço pequeno demais se comparado a algo tão grande, como ter uma mulher.
  74. “A humildade é mãe de gigantes. Você vê grandes coisas do vale, mas apenas coisas pequenas do pico.
  75. “O que o mundo hoje espera de um católico é que ele respeite todas as religiões, exceto a sua própria.
  76. “A melhor maneira de apreciarmos uma coisa é dizermos a nós mesmos que podemos perdê-la.
  77. “O primeiro dever de um homem apaixonado é comportar-se como um idiota.
  78. “Por que todos os tolos do mundo pensam que a alma só é livre quando desobedece uma ordem?
  79. “Se discutires com um louco, é extremamente provável que leves a pior. Sob muitos aspectos, a mente dele se move muito mais rápido, por não se atrapalhar com coisas que costumam acompanhar o bom juízo. Ele não é embaraçado pelo senso de humor ou pela caridade, ou pelas tolas certezas da experiência.
  80. “Dizer que o controle de natalidade é um progresso social, é como dizer que a decapitação é um avanço na odontologia para curar a dor de dente.
  81. “Tão forte é a tradição que as gerações futuras sonharão com aquilo que elas nunca viram.
  82. “Sem educação corremos o perigo horrível e mortal de levar a sério as pessoas educadas.
  83. As pessoas geralmente brigam porque não conseguem argumentar.
  84. Quando chover no seu desfile, olhe para cima e não para baixo. Sem a chuva, não existiria o arco-íris.
  85. O poeta procura apenas a exaltação e a expansão, isto é, procura um mundo onde se possa distender. Pretende ele, simplesmente, enfiar a cabeça nos céus, ao passo que o lógico se esforça por enfiar os céus na cabeça. E é a cabeça que estala.
  86. Há mais simplicidade no homem que come caviar por impulso, do que naquele que come nozes por princípio.
  87. A ideia que não procura converter-se em palavra é uma má ideia, e a palavra que não procura converter-se em ação é uma má palavra.
  88. A única lei da História é o imprevisto.
  89. A felicidade é um mistério, como uma religião, e não deve ser racionalizada.
  90. Bebei porque sois felizes, mas nunca porque sois desgraçados.
  91. Para ser suficientemente esperto para ganhar todo aquele dinheiro, é preciso ser muito estúpido para querê-lo.
  92. O jornalismo é popular, mas é popular principalmente como ficção. A vida é um mundo, e a vida vista nos jornais é outro.
  93. Porque todo o homem é um bípede, cinquenta homens não constituem uma centopéia.
  94. Os homens não amaram Roma porque ela era grandiosa; ela se tornou grandiosa porque os homens a amaram.
  95. ⁠”Sempre que você remover qualquer cerca, sempre faça uma pausa longa o suficiente para perguntar o por que ela foi colocada lá em primeiro lugar.
  96. “⁠O jornalismo consiste em grande parte em dizer ‘Lord Jones está morto’ para pessoas que nunca souberam que Lord Jones estava vivo.
  97. “⁠O que há de mais inacreditável nos milagres é que eles acontecem.
  98. O esteta nunca faz nada além do que lhe é mandado fazer.
  99. Não olhe para os rostos nos jornais e revistas ilustrados. Olhe para os rostos na rua.
  100. Todo governo é uma horrível necessidade.

Nota da editoria:

Imagem da capa: “G. K. Chesterton”, por Amber Knorr.


Leia também:



Artigos relacionados

5 1 vote
Classificação
Inscrever-se
Notifique-me sobre
guest
0 Comentários
 mais antigos
mais recentes  mais votado
Comentários
Visualizar todos os comentários
0
Adoraríamos receber sua crítica. Por favor, escreva-a!!x