Cem frases de Olavo de Carvalho

Olavo Luiz Pimentel de Carvalho

A morte é uma das poucas certezas empíricas que temos. Uma idéia se avalia pela sua capacidade de se defrontar com a morte. Só importa aquilo que para nós é mortalmente importante, as verdades pelas quais morreríamos, e que valem mais que a vida. Noventa e nove por cento do que pensamos não têm importância nenhuma. Livrar-se da vaidade e adotar a morte como critério é um bom começo em filosofia.
Olavo de Carvalho



Hoje, 24 de janeiro, celebramos o dia de São Francisco de Sales, Doutor da Igreja e padroeiro dos educadores, escritores e jornalistas. No ano retrasado, em 2022, nesta mesma data, nosso professor Olavo de Carvalho fez sua Páscoa. Sobre tal fato, o jornalista Paulo Briguet comentou: “Pessoas me disseram ser coincidência. Coincidência é o novo nome do Espírito Santo”.

Na sequência, reunimos cem pensamentos do filósofo. Mas, não por acaso, afinal, motivados por Olavo Luiz Pimentel de Carvalho (1947 – 2022), sem que ele soubesse, lançamos este website em 2015 como Culturateca. Posteriormente, em 2020, adotamos o nome Cultura de Fato como uma singela homenagem ao programa True Outspeak, apresentado semanalmente por ele entre os anos de 2006 e 2012.




  1. O amor não é um sentimento; é uma decisão, um ato de vontade e um comprometimento existencial profundo. Os sentimentos variam, mas o amor permanece. Quem não compreendeu isso não chegou nem perto da maturidade.
  2. O tipo mais desprezível que existe é aquele que esconde a própria sujeira por trás de versículos da Bíblia.
  3. Quando você defender uma ideia, procure a origem dessa ideia.
  4. A autoridade de um pai deve ser diretamente proporcional à sua capacidade de alegrar os filhos e à sua disposição de morrer por eles, se preciso.
  5. O amor nunca deve ser tímido nem discreto. Deve ser intenso, apaixonado e ostensivo, sobretudo quando é casto e sem cobiça.
  6. Numa discussão, o incapaz é invencível. Nenhum argumento infundirá jamais na cabeça de ninguém a capacidade de compreendê-lo.
  7. A sorte favorece os audazes. E quando entrar em um negócio, entre com a seguinte posição: ‘Sabe quando eu vou parar? Nunca.’ É assim que tem de ser.
  8. O homem que não domina as palavras é dominado por elas: vive num mundo de ilusões verbais, que toma por realidades. Quando você consegue montar uma fase, imagina que provou um fato. A fala, em vez de ser uma janela para o mundo, substitui o mundo.
  9. Não tenha medo de sofrer; aprenda com a humilhação, torne-se uma pessoa digna de ser amada, e o será.
  10. A coragem nasce do amor ao próximo, e só isso. Então não se preocupe em ser corajoso, pois a coragem é um resultado, não uma causa. A causa é amor ao próximo ou falta dele.
  11. Não suporto gente que fala bonitinho. Só dou ouvidos a quem não tem medo de falar com o coração nas mãos, mesmo ao preço de parecer doido.
  12. O xingamento serve precisamente para aquelas ocasiões onde responder delicadamente é compactuar com o intolerável.
  13. Se você quer vencer um inimigo, primeiro troque o ódio por desprezo sarcástico. Ódio é uma forma de culto.
  14. Nada paralisa mais as ações necessárias do que o medo do ridículo.
  15. Só preste atenção aos defeitos das pessoas se elas vierem pedir, rogar, implorar para você ajudar a corrigi-los.
  16. Os fortes não têm medo de encarar o pior: os fracos fogem dele porque sua mera visão os esmaga.
  17. A verdadeira coragem é sempre moral. Coragem é não fugir da morte, da derrota, da humilhação.”
  18. Moderação na defesa da verdade é serviço prestado à mentira.
  19. O homem medíocre não acredita no que vê, mas no que aprende a dizer.
  20. Conservadorismo significa fidelidade, constância, firmeza. Não é coisa para homens de geleia.
  21. Há coisas que são boas por alguns instantes, outras por algum tempo. Só algumas são para sempre.
  22. Cartoon de Olavo Luiz Pimentel de CarvalhoAs portas do espírito só se abrem à perfeita sinceridade de propósitos.
  23. O mundo seria melhor se não houvesse tanta gente prometendo melhorá-lo.
  24. Um búfalo é muito mais forte e temível do que um leão. A diferença é que o leão quer comer um bife de búfalo e o búfalo não quer comer um bife de leão. Resultado: o leão acaba vencendo.
  25. Você não tem que lutar para ser melhor que ninguém, você precisa lutar para ser melhor a cada dia consigo mesmo.
  26. A característica mais proeminente do imbecil é a incapacidade de sair fora de sua esfera de interesses e perceber que do interlocutor pode ser outra.
  27. Ser odiado por multidões de ignorantes é o preço de não ser um deles.
  28. Se você não tem sequer a coragem de enxergar a realidade, como pode ter a pretensão de mudá-la?
  29. O idiota útil, por definição, é idiota demais para saber que é útil e quem o utiliza.
  30. Heróis genuínos fazem-me desde dentro, na luta da alma pela verdade da existência. Antes de brilhar em ações espetaculares têm de vencer a mentira interior e pagar, com a solidão moral extrema, o preço da sinceridade.
  31. Só um imbecil completo deseja ter uma opinião própria. Quem tem cabeça busca uma opinião verdadeira.
  32. Aquilo que te dá segurança é ao mesmo tempo aquilo que te aprisiona.
  33. Nada irrita mais um desesperado do que forçá-lo a uma longa espera na antesala de uma pura incerteza.
  34. O aprendizado é impossível sem o direito de errar e sem uma longa tolerância para com o estado de dúvida.
  35. Não há covardia mais torpe que a covardia da inteligência, a burrice voluntária, a recusa de juntar os pontos e enxergar o sentido geral dos fatos.
  36. Estudar de menos e opinar demais. Essa é a maior desgraça do brasileiro.
  37. É inútil tentar convencer quem acha que já sabe. Sem a humilhação preliminar que quebra a autoconfiança postiça e cria o desejo de saber, nada é possível.
  38. É próprio da idiotice tomar posição pelo valor nominal das causas defendidas ou atacadas, sem saber sua origem histórica, as forças políticas e econômicas que as sustentam e os planos estratégicos de maior escala que as abrangem e utilizam.
  39. Em grego, ‘idios’ que dizer ‘o mesmo’. ‘Idiotes’ de onde veio o nosso termo ‘idiota’, é o sujeito que nada enxerga além dele mesmo, que julga tudo pela sua própria pequenez.
  40. Um homem maduro é aquele em cuja alma todos os sentimentos e emoções: ternura, ódio, esperança, pressa, indiferença. Todos eles são balizados pela consciência da morte.
  41. Muitas pessoas não alcançam o verdadeiro amor porque se apegam ao sexo para sentir que estão vivas, para fugir da angústia e do tempo da morte. Mas é só a consciência da morte que nos abre para o verdadeiro amor, quando vemos a nossa amada envelhecendo. Se extinguindo pouco a pouco, e imploramos a Deus que a preserve na outra vida.
  42. Eu só quero uma coisa, que Deus perdoe meus pecados e me leve pra perto dele.
  43. A terra é um planeta inabitável. Conforto só no céu.
  44. Burrice e maldade jamais foram termos antagônicos.
  45. No Brasil é preciso explicar, desenhar, depois explicar o desenho e desenhar a explicação.
  46. Marxismo, pragmatismo, nietzscheanismo e freudismo nada nos dizem a respeito da realidade, mas tudo a respeito da mentalidade de seus adeptos. São os quatro pilares do barbarismo contemporâneo.
  47. Sem senso de eternidade, não há senso de realidade.
  48. Não me julguem mal. Já pratiquei o jornalismo — confesso —, mas foi só porque tinha filhos pequenos para sustentar.
  49. O sentimento segue aquilo que amamos. Se amamos o que é verdadeiro, bom e belo, ele nos conduzirá para lá. O problema, portanto, não é sentir, mas amar as coisas certas. Do mesmo modo, o pensamento não é guia de si próprio, mas se deixa levar pelos amores que temos.”
  50. Sentir ou conhecer, nenhum dos dois é um guia confiável. Antes de poder seguir qualquer um dos dois, é preciso aprender a escolher os objetos de amor – e o critério dessa escolha é: quais são as coisas que, se dependessem de mim, deveriam durar para sempre? Há coisas que são boas por alguns instantes, outras por algum tempo. Só algumas são para sempre.
  51. É a proporção entre nossas representações e a experiência, que assegura a racionalidade dos nossos pensamentos.
  52. Primeiro o aborto é autorizado, depois recomendado, por fim imposto obrigatoriamente. É sempre assim. Cada novo ‘direito’ contém em si o germe de uma imposição totalitária. Quando vão entender isso?
  53. A crítica não tem sobre a psicologia das massas o poder sugestivo que têm as crenças afirmativas, mesmo falsas.
  54. O Brasil inventou a categoria do OBVIOSCENO: aquilo que, justamente por ser óbvio, é proibido como obsceno.
  55. Escrever bem’ e deixar a realidade falar, tal é a diferença entre um jornalista e um escritor. Deixar que os fatos da experiência falem é muito mais difícil do que ‘escrever bem’. Para isto basta dominar os instrumentos usuais da linguagem pública. Para aquilo, é preciso inventar uma linguagem capaz de dizer o que nunca foi dito antes.
  56. Nada debilita mais a inteligência do que a obstinação orgulhosa na astúcia fracassada.
  57. O advento da grande mídia democratizou a ignorância.
  58. Se a hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude, o cinismo é a afirmação ostensiva do vício como virtude.
  59. A ciência política começa no instante que Platão e Aristóteles estabelecem a diferença entre o discurso do agente político e do observador científico. Quem quer que discurse em nome de um partido, de um grupo ou de uma instituição é, por definição, um agente político.
  60. O mais desprezível dos homens é aquele que considera a intensidade de seu ódio como prova da veracidade de sua crença.
  61. Tudo em volta induz à loucura, ao infantilismo, à exasperação imaginativa. Contra isso o estudo não basta. Tomem consciência da infecção moral e lutem, lutem, lutem pelo seu equilíbrio, pela sua maturidade, pela sua lucidez. Tenham a normalidade, a sanidade, a centralidade da psique como um ideal. Prometam a vocês mesmos ser personalidades fortes, bem estruturadas, serenas no meio da tempestade, prontas a vencer todos os obstáculos com a ajuda de Deus e de mais ninguém. Prometam ser e não apenas pedir, obter, sentir e desfrutar.
  62. O Império Eurasiano promete-nos uma guerra mundial e, como resultado dela, uma ditadura global. Alguns de seus adeptos chegam a chamá-lo ‘o Império do Fim’, uma evocação claramente apocalíptica. Só esquecem de observar que o último império antes do Juízo Final não será outra coisa senão o Império do Anticristo.
  63. O cúmulo da fé é o sujeito acreditar que sabe que Deus não existe.
  64. Na medida em que você se desliga do espírito daquela era, está ligado ao espírito de todas as eras. Isto quer dizer que, de fato, na constituição do próprio indivíduo, já está dada toda a dialética entre o mundo do sensível ou da temporalidade e o mundo da eternidade.
  65. As mudanças aceleradas, na tecnologia ou em tudo o mais, produzem um estado mental chamado ‘psicose informática’, cujo principal sintoma é a abdicação de todo discernimento, a aceitação passiva de qualquer ordem ou sugestão recebida.
  66. Se cometi tantos erros, se tão rico e variado é o repertório dos meus pecados, para que inventar mais um, acusando-me logo daquilo que não fiz?
  67. O liberalismo é um momento do processo revolucionário que, por meio do capitalismo, acaba dissolvendo no mercado a herança da civilização judaico-cristã e o Estado de direito.
  68. Filosofia é a busca pela unidade do conhecimento na unidade da consciência.
  69. Não se deve fingir saber o que não se sabe nem fingir não saber o que se sabe.
  70. A atenção é a coisa mais preciosa que há no mundo.
  71. No Brasil, ser um intelectual é um direito assegurado por lei a todos os incapazes.
  72. Não sei de outros ramos da economia, mas na mídia nunca vi ninguém perder o emprego por ser gay, preto, mulher ou índio. Só por ser conservador.
  73. Se Jesus exigisse fidelidade incondicional, teria demitido São Pedro.
  74. Orgulho hétero é veadagem.
  75. Não há nada mais difícil do que fazer alguém tomar consciência da sua inconsciência progressiva. É como tentar parar uma queda em pleno ar.
  76. Deus perdoa os adúlteros, os mentirosos, os ladrões e até os assassinos, mas não perdoa quem não perdoa.
  77. As pessoas que mais se angustiam na vida são aquelas que padecem de uma desesperadora falta de problemas.
  78. No Brasil, muitas pessoas acham que ‘Eu não gosto’ é o argumento definitivo contra qualquer coisa.
  79. Quando você perde o medo de ser ridicularizado, você retira a maior arma do seu inimigo.
  80. Ter a consciência tranquila não é próprio de um cristão.
  81. O histérico acha que a intensidade do seu ódio prova a veracidade da sua crença.
  82. Dos meus cursos, quem é inteligente sai mais inteligente, quem é burro sai maluco.
  83. O tempo é a substância da vida humana. O dinheiro que se perde, ganha-se de novo. O tempo, nunca.
  84. A política pró-diversidade consiste essencialmente em proibir a diversidade de opiniões.
  85. Emocionalismo tosco é a raiz de todos os males. O amor não segue as emoções, mas as dirige racionalmente para gerar alegria, confiança e esperança no coração da pessoa amada.
  86. Todo mundo que segue o caminho certo começa andando sozinho.
  87. É a minha prece de sempre: Eu não sei o que é ser bom, mas o Senhor sabe. Faça, portanto, que eu seja bom sem saber.
  88. Gastamos aquilo que recebemos, mas aquilo que damos nos pertence para sempre.
  89. A reeducação das emoções é impossível sem passar primeiro pela reeducação da inteligência, de modo que esta assuma, pouco a pouco, o comando da alma inteira e se torne o centro da personalidade em vez de um penduricalho inútil a serviço da vaidade.
  90. No Brasil denomina-se ‘ordem jurídica’ a proteção estatal dos criminosos contra suas vítimas.
  91. O amor morre porque o condicionamos a mil exigências que ele não pode cumprir: conforto, utilidade, funcionalidade social, prosperidade, até mesmo a fidelidade — tudo conspira para matá-lo.
  92. No país onde o dever máximo do cidadão é ser um cagão convicto, coragem é nazismo.
  93. Como não consegue acreditar seriamente que vai alcançar sucesso, o brasileiro acha mais seguro apostar no fracasso alheio.
  94. O fingimento requer mais investimento intelectual do que a vida sincera.
  95. Não fiquem tristes. Se todos os problemas tivessem solução, para quê precisaríamos de Deus? Só os problemas insolúveis levam à sabedoria.
  96. Qual é a minha ideologia? Eu não tenho nenhuma.
  97. Diferença crucial: na esquerda, as ideias corrompem as pessoas; na direita, as pessoas corrompem as ideias.
  98. A vocação é algo para o qual você tem uma resistência específica. A minha resistência específica é a burrice humana.
  99. A compulsão de discordar é sinal de inteligência deficiente.
  100. Aquilo que é nobre e elevado só transparece a quem o ama.



Os 42 primeiros pensamentos não foram diretamente selecionados por nós, mas obtidos do vídeo abaixo:


Artigos relacionados

5 3 votos
Classificação
Inscrever-se
Notifique-me sobre
guest
0 Comentários
Comentários
Visualizar todos os comentários
0
Adoraríamos receber sua crítica. Por favor, escreva-a!!x