“O filme Enquanto a guerra durar retrata bem a aflição de um intelectual ante a tensão entre sua necessidade de compreender e escrever sobre a realidade que observa e os caminhos contraditórios que esta toma, muitas vezes desafiando aquilo que foi escrito.”
Leia mais...Ano: 2022
Agora, por exemplo, é Natal
“Olha que ando por aí e só vejo trenós, constelações de estrelas, toneladas de algodão, multidões de papais-noéis, pilhas de caixas embrulhadas para presente. E quase não vejo presépios ou mensagens que lembrem o fato que faz a festa: o nascimento de Jesus.”
Leia mais...A covidificação da gripe
“Cientistas aprenderam que, se um excesso de histeria higiênica pode ser provocado por um vírus comum, também pode ser provocado por outro, e há todos os motivos para esperar uma nova festa pandêmica em um futuro próximo.”
Leia mais...Para que a beleza vença a feiura
“E se houvessem cerimônias de descasamento? Se a promessa foi feita diante dos familiares e amigos, com registro de fotos, vídeos, documentos, por que não convocar todos novamente para uma cerimônia de descasamento?”
Leia mais...O milagre da multiplicação das incertezas
“O mercado não é um local, uma coisa, uma entidade coletiva, nem tampouco uma bando de nervosos como afirmou debochadamente o candidato petista, mas um processo, impulsionado pela interação das ações dos vários indivíduos.”
Leia mais...Nós vimos o que foi feito e sabemos quem fez!
“Não percebo nas atitudes e palavras dos ministros do STF a consciência de que imensa parcela da sociedade viu o que fizeram e assistiu ao crescente protagonismo do Supremo nos últimos quatro anos. Talvez por isso, os ministros lidam com as reações sociais como se proviessem de um grupelho fanático, terrorista, criminoso, selvagem.”
Leia mais...Entre as nuvens e a lama
“Houve (…) um criminoso rebaixamento do nível ontológico dos princípios aos quais o homem aspira (…). Seu fim último, antes procurado nas mais luminosas alturas metafísicas, agora não se encontra senão nas picuinhas da política rasteira de todos os dias e no pseudointelectualismo da religião científica moderna (…).”
Leia mais...Postagens selecionadas do Telegram (novembro de 2022)
Esta publicação reúne quatro postagens do mês de novembro de 2022, originárias dos canais de Fabio Blanco, Patrícia Castro, Rodrigo Campello e o do nosso próprio website.
Leia mais...Uma perspectiva intolerável!
“Seria intolerável a meu mano [falecido juiz de comarca e desembargador no TJ/RS] a ideia de um ministro do STF cujo poder exceda às balizas constitucionais, ou de um ministro na presidência do TSE, recebendo de dirigentes partidários denúncias sobre suposto “assédio eleitoral” por empresários, afirmar: “Na hora que prender dois ou três eles param rapidinho”. E a lista de excessos não tem fim.”
Leia mais...Falemos, então, sobre atos antidemocráticos
“As características mais comuns das ditaduras, ou seja, de países não democráticos, são: o controle das opiniões, a censura e o desprezo ou desdém às manifestações populares. A simples ocorrência periódica de eleições não caracteriza uma democracia!”
Leia mais...