A abolição do macho

Obra "Defend Thy Honor" (1945), por Fernando Cueto Armosolo (1892 - 1972)

O homem é forte pela razão; a mulher invencível pela lágrima. A razão convence; a lágrima comove.
Victor Hugo (1802 – 1885)



Macho – um termo que tem ganhado contornos pejorativos nos últimos tempos. Deixou de significar simplesmente “indivíduo do sexo masculino” e transformou-se numa palavra-gatilho capaz de evocar nos ouvintes sentimentos de opressão, autoritarismo, repressão e violência.

Quando queremos adjectivar um homem agressivo, controlador, estúpido, usamos a expressão “macho” sem pudor. Esta subversão da palavra veio a par do movimento de “libertação” da mulher, para o qual era necessário um vilão. O vilão aparente acabou por ser o homem genérico, a própria masculinidade, tendo ela sido despida de todas as virtudes que até há pouco a definiam. Curioso é também constatar que a palavra “virtude” tem raiz no latim “vir”, que significa “homem, varão”.

Neste processo de subversão do conceito, as virtudes da masculinidade foram substituídas pelas suas contrapartes destrutivas. O homem deixou, então, de ser visto como o protetor da mulher e da família para ser visto como o controlador, o possessivo; deixou de ser visto como líder para ser visto como autoritário; não mais lhe permitimos assertividade e coragem, pois nos nossos padrões actuais isso é violência e machismo.

As feministas defendem a abolição do macho do alto de um pedestal seguro e firme, construído com o suor e sangue dos machos que carregaram até hoje o dever de proteger as mulheres. Daí elas pretendem forçar uma sociedade despojada das virtudes masculinas. Querem, por exemplo, que se abandone o espírito de competição e se coloque no lugar o espírito de cooperação. Eu pergunto, mas por que temos de escolher um erradicando o outro? Será mais justo que cada um exerça a sua função, e não podemos esquecer que a palavra “competição” tem a mesma raiz que “competência”. Se não há o discernimento da competência numa sociedade onde tudo está distribuído e todos são em alguma medida dependentes uns dos outros, a qualidade dos bens e serviços declinará, e grande desgraça pode advir de algo que parece tão inócuo.

Mas a incoerência não termina por aqui. Ao mesmo tempo que procuram abolir o macho tradicional, constroem edifícios teóricos bamboleantes para subverter o sistema de justiça que pune os machos verdadeiramente perigosos, como o sistema prisional. Os intelectuais da mesma linha do feminismo – a marxista – não se têm cansado de produzir texto atrás de texto procurando defender o argumento de que os presos, os criminosos, são oprimidos pelo sistema que, por sua vez, serve para proteger esses mesmos intelectuais de cachecol que, muito provavelmente, não poderiam transcrever tranquilamente as suas ideias absurdas sem a protecção e o conforto que esse mesmo sistema lhes proporciona.


Por Francisca Irina.
Publicado originalmente pelo portal Tribuna Diária, em 30 de março de 2023.


Notas da editoria:

Imagem de capa: “Defend Thy Honor” (1945), por Fernando Cueto Armosolo (1892 – 1972).


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