A verdade sobre os combustíveis fósseis

Obra: "Fóssil" (2018), Roberto Carlos Bertola.

A verdadeira verdade é sempre inverossímil.
Fiódor Dostoiévski (1821 – 1881)



A origem da palavra, na verdade, não se refere ao que geralmente consideramos fósseis. De acordo com o Oxford Dictionary, a palavra “fóssil” significa “[o] obtido por escavação; encontrados enterrados na terra” e o uso da palavra “combustíveis fósseis” é anterior ao nosso uso mais comum em referência a ossos fossilizados.

Os combustíveis fósseis são, na verdade, provenientes de coisas como algas, bactérias e fitoplâncton, e não de ossos de dinossauros.

Lembro-me de assistir a um vídeo interessante sobre o assunto no início do ano passado e de ver um comentário interessante dizendo que, devido à forma como dizem isso em sua língua nativa, ele nunca havia sequer considerado que algumas pessoas estabeleceriam uma conexão com fósseis de dinossauros. Ele era de algum lugar da Europa, se bem me lembro.

Há também um facto na Internet (definição 1) que afirma que John D. Rockefeller criou o termo “combustível fóssil” para induzir as pessoas a pensarem que era um recurso escasso para aumentar o preço. Pela pequena pesquisa que fiz, isso parece ser inteiramente inventado.


Por Heitor de Paola.
Publicado no website do autor em 22 de fevereiro de 2024.
O autor também está no SubstackTelegram e YouTube.


Nota da editoria:

Imagem da capa: “Fóssil” (2018), por Roberto Carlos Bertola.


Em complemento, assista ao vídeo intiulado Why do People Think Oil Comes From Dinosaurs (Por que as pessoas pensam que o petróleo vem dos dinossauros):



Artigos relacionados

5 1 vote
Classificação
Inscrever-se
Notifique-me sobre
guest
0 Comentários
Comentários
Visualizar todos os comentários
0
Adoraríamos receber sua crítica. Por favor, escreva-a!!x