Sexo e controle social

Obra: "The Nightmare " (1781), de Henry Fuseli (1741 - 1825).

Assim, um homem bom, mesmo sendo um escravo, é livre; mas um homem mau, mesmo sendo um rei, é um escravo. Pois ele serve, não apenas a um homem, mas, o que é pior, serve a tantos senhores quantos vícios tem.
Santo Agostinho (354 d. C. – 430 d. C.)

O texto abaixo foi extraído da contra-capa do livro
Libido Dominandi: Sexual Liberation & Political Control, de E. Michael Jones.



Santo Agostinho, escrevendo na época do colapso do império romano, alterou extraordinariamente e encerrou a discussão sobre a ideia de liberdade da Antiguidade. O homem não era escravo pela natureza ou pela lei, como dissera Aristóteles. A liberdade era função do seu estado moral. O homem tinha tantos senhores quantos eram os seus vícios. Este insight proveria a base para a mais sofisticada forma de controle social conhecida pelo homem.

Capa da obra: "Libido Dominandi: Sexual Liberation & Political Control", de E. Michael Jones.Quatorze séculos depois, em um mundo ávido por rejeitar o patrimônio intelectual do Ocidente, um aristocrata francês decadente inverteu esta tradição quando escreveu “as pessoas mais livres são aquelas mais dispostas a cometer assassinatos”. Como Santo Agostinho, o Marquês de Sade concordaria que a liberdade era função da moralidade. Entretanto, liberdade, para o Marquês de Sade, significava disposição para rejeitar a lei moral. Diferentemente de Santo Agostinho, Sade propôs uma revolução nas tradições e costumes sexuais para acompanhar a revolução política então em andamento na França. Libido Dominandi — o termo é tirado do Livro I d’A Cidade de Deus de Santo Agostinho — é a história definitiva dessa revolução sexual, de 1773 até hoje.

Ao contrário do pregado pela versão clássica da revolução sexual, Libido Dominandi mostra como a liberação sexual foi, desde o início, uma forma de controle. A lógica é suficientemente clara: aqueles que queriam liberar o homem da ordem moral precisavam impor controles sociais tão logo tivessem sucesso, pois o instinto sexual livre de regras conduz inevitavelmente à anarquia. Ao longo de duzentos anos, essas técnicas tornaram-se cada vez mais refinadas, resultando em um mundo onde as pessoas seriam controladas, não pela força militar, mas pela hábil manipulação de suas paixões. Aldous Huxley escreveu em seu prefácio para a edição de 1946 de Admirável Mundo Novo que “à medida em que as liberdades política e econômica diminuam, a liberdade sexual tende a aumentar na mesma proporção”. Este livro é sobre esta afirmação. Explica como a retórica da liberdade sexual foi usada para engendrar um sistema de controle político e social dissimulado. Ao longo dos dois séculos cobertos por este livro, o desenvolvimento de tecnologias de comunicação, reprodução e controle físico – incluindo psicoterapia, behaviorismo, propaganda, sensitivity training, pornografia e, no momento decisivo, a chantagem pura e simples – permitiram ao Iluminismo e aos seus herdeiros inverter o insight de Santo Agostinho e converter os vícios humanos em senhores para os homens. Libido Dominandi é a história de como isso aconteceu.


Texto extraído da contra-capa do livro
Libido Dominandi: Sexual Liberation & Political Control, de E. Michael Jones.
Traduzido por Ricardo Hashimoto e publicado em 7 de janeiro de 2014 pelo website Mídia Sem Máscara.

Publicado pela editora St. Augustine’s Press, sob ISBN 189031837X.


Nota da Editoria:

Imagem da capa: “The Nightmare” (1781), de Henry Fuseli (1741 – 1825).


Para compreender mais, leia:



Artigos relacionados

5 1 vote
Classificação
Inscrever-se
Notifique-me sobre
guest
1 Comentário
 mais antigos
mais recentes  mais votado
Comentários
Visualizar todos os comentários
Rodrigo

Excelente texto. Parabéns pelo trabalho.

Última edição 3 dias atrás realizada por Rodrigo
1
0
Adoraríamos receber sua crítica. Por favor, escreva-a!!x