Gostaríamos de divulgar aos nossos leitores o lançamento de Âmbar Gris, segundo livro de Douglas Alfini Jr., que também já escreveu artigos de opinião e contos literários exclusivos para o Cultura de Fato.
Abaixo, oferecemos a sinopse incluída na obra, esta que termina sendo um doloroso mas habilmente construído retrato da luta que aguarda todo brasileiro que decida rejeitar a miséria espiritual na qual este país foi mergulhado,
e da qual não dá mostras de vir a escapar tão cedo.
“Mais do que simplesmente os percalços do protagonista, poder-se-ia dizer que este romance narra a história de uma contradição — esta entre luz e trevas, entre sabedoria e ignorância, entre o sonho e a vigília, que jaz no fundo do itinerário espiritual de todos aqueles que, um dia, descobriram-se desejando da vida algo mais do que apenas os seus mais grotescos e rasteiros aspectos.
Ambientada em um ABC paulista economicamente revigorado pelas megacorporações modernas e, por outro lado — ou por consequência? —, dominado pela cegueira moral, pela inconsciência e por um profundo ódio ao conhecimento, a narrativa destas páginas desenrola-se em um cenário nada ficcional para qualquer brasileiro, e o nosso protagonista perde um pouco de sua carne e ossos para mais tornar-se um símbolo do tipo mental que tanto insiste em reinar por estas bandas.
Que os vislumbres de eternidade ora entrevistos por Valentim possam reluzir também para cada leitor, e oxalá despertem na alma de sempre mais brasileiros os mesmos efeitos que provocaram na vida do jovem metalúrgico andreense.”
Para ler um trecho do livro, clique aqui.
Para adquirir a obra, clique aqui.
Notas da editoria:
Imagem da capa: “Still life” (2017), de Vita Schagen.