Ainda sobre a Páscoa, que é o fato mais importante de toda a história

Obra: "Pentecostes" (1732) por Jean Ii Restout (1692 - 1768).

Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
I Coríntios, 15



Como você responderia se lhe perguntassem: qual é o fato mais importante de toda a história humana?

Roma caiu? Roland morreu para que Carlos Magno pudesse derrotar os sarracenos? A imprensa? A Constituição dos EUA? A América venceu os nazistas na bomba atômica?

Estes e muitos outros factos mudaram indiscutivelmente o curso da história e poderiam, portanto, ser citados com igual garantia da sua relevância. No entanto, há um fato que não só alterou fundamentalmente a história humana, mas também definiu a realidade de cada pessoa que já viveu ou que viverá.

Esse fato é o túmulo vazio de Jesus Cristo.

Por que o túmulo vazio? Porque na manhã de Páscoa e durante os 40 dias seguintes, Jesus foi visto, tocado, ouvido e falou aos Seus discípulos, depois a outras pessoas dentro e ao redor de Jerusalém e, por fim, a mais de 500 pessoas.

O túmulo estava vazio porque Jesus foi literalmente ressuscitado dos mortos, validando assim tudo o que Ele afirmou sobre Si mesmo, incluindo “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim”. (João 14:6).

Em seu livro “Evidence That Demands A Verdict”, o apologista cristão Josh McDowell cita o professor J. N. D. Anderson, da Universidade de Londres, dizendo:

Você já percebeu que todas as referências ao túmulo vazio aparecem nos Evangelhos, que foram escritos para dar à comunidade cristã os fatos que ela queria saber? Na pregação pública aos que não eram crentes, conforme registrado nos Atos dos Apóstolos, há uma enorme ênfase no fato da Ressurreição, mas nenhuma referência ao túmulo vazio.

Agora, por quê? Para mim, só há uma resposta: não fazia sentido discutir sobre o túmulo vazio. Todos, amigos e oponentes, sabiam que estava vazio. As únicas questões sobre as quais valia a pena falar eram por que isso acontecia e o que provava seu vazio.

Mas espere um minuto, você pode estar pensando: e se alguém roubasse o cadáver de Jesus e depois afirmasse falsamente que Ele havia ressuscitado? Bem, vamos examinar essa possibilidade.

Existem apenas três grupos de candidatos que logicamente poderiam ter tido um motivo para roubar o corpo de Jesus. Primeiro, existem os próprios discípulos. Os críticos há muito afirmam que os discípulos roubaram o corpo e depois inventaram o mito da Ressurreição.

Eis por que essa afirmação é absurda: os discípulos se dispersaram quando Jesus foi preso. Eles estavam com medo de serem os próximos. A negação três vezes de Pedro de conhecer Jesus é um indicativo da covardia do grupo.

Por que isso é significativo? Nenhum dos discípulos teve qualquer treinamento militar, mas devemos acreditar que esse grupo disperso de covardes de alguma forma encontrou coragem para derrotar uma unidade de elite da Legião Romana que estava guardando o túmulo, ou suborná-los, e então se esconder O corpo de Jesus onde nunca seria encontrado e depois sair e dizer a todos que Jesus era Deus?

Para avaliar o quão ridícula é essa afirmação, confira esta esquete hilariante de Babylon Bee.

O segundo grupo candidato seria o dos inimigos de Jesus, principalmente os fariseus e saduceus, que eram os líderes religiosos de Israel. Ao longo do Seu ministério de três anos, Jesus se envolveu com esses líderes religiosos que O acusaram de blasfêmia por afirmar ser Deus que se tornou homem. É por isso que exigiram que Pilatos ordenasse que Jesus fosse crucificado.

Capa do livro livro “Evidence That Demands A Verdict”, do apologista cristão Josh McDowell.Mas digamos que eles roubaram o cadáver de Jesus porque estavam bem cientes de que Ele havia dito que “ressuscitaria”. (Marcos 9:31). Semanas depois da crucificação e sepultamento de Jesus, Pedro falou a milhares de pessoas no Dia de Pentecostes, afirmando explicitamente que Jesus estava vivo. Três mil pessoas tornaram-se seguidores de Jesus naquele dia e a igreja cristã nasceu.

Mas se tivessem roubado o Seu corpo do túmulo, assim que Pedro começou a reivindicar a Ressurreição, os inimigos de Jesus teriam rolado o seu cadáver fedorento e apodrecido pela rua principal de Jerusalém para provar que Ele estava morto, e não vivo.

Então eles provavelmente teriam prendido Pedro e qualquer um dos demais discípulos sobre os quais pudessem impor as mãos e os crucificado. Em vez do dia em que nasceu, Pentecostes teria sido o dia em que a igreja cristã morreu.

E o terceiro grupo candidato ao roubo do cadáver de Jesus? Os ladrões de túmulos já existiam há séculos e roubar os túmulos de pessoas famosas não era incomum. Afinal de contas, tal como acontecia com os faraós, que enchiam os seus túmulos com objetos de valor para o próximo mundo, os ladrões podiam dar um grande golpe e ficar presos para o resto da vida.

Mas aqui está o problema: ninguém jamais acusou Jesus de ser rico, então eles não tinham qualquer razão para pensar que Seu túmulo estaria cheio de ouro, prata e joias preciosas. Lembre-se: Ele era tão pobre que teve que ser enterrado no túmulo de outra pessoa!

Esse túmulo pertencia a José de Arimateia, que, sendo membro do Sinédrio Judaico, poderia muito bem ser rico. Então talvez os ladrões locais tenham pensado que pelo menos valia a pena tentar?

Mas qual a probabilidade de um bando de ladrões de túmulos, composto por apenas dois ou três homens, ter conseguido vencer o Kustodian romano que guardava o túmulo de Jesus?

Ok, então o roubo não é uma explicação lógica para o túmulo vazio. E quanto às afirmações dos céticos liberais e dos muçulmanos de que Jesus não foi realmente crucificado ou que foi erroneamente considerado morto, enterrado enquanto ainda estava vivo, mas inconsciente?

De acordo com esta escola de pensamento, Jesus “ressuscitou” no frescor do túmulo e foi de alguma forma capaz, apesar dos ferimentos graves e da perda de sangue, mover uma pedra pesada para o lado, vencer aquele Kustodian, fugir sem ser avistado por ninguém, e viveram felizes para sempre na solidão anônima na Índia ou no Japão.

Se, depois de pensar nisso por alguns segundos, você ainda acha que é uma possibilidade razoável, confira este vídeo de Lee Strobel, o ex-jornalista investigativo que escreveu “The Case for Christ”.

Eu poderia continuar porque há muitas outras evidências que apontam para uma ressurreição literal de Jesus como a explicação mais lógica para o túmulo vazio. E, se você quiser uma cópia gratuita de “More Than Carpenter” de Josh McDowell — um resumo conciso, altamente legível e confiável das evidências, envie-me seu nome e endereço de correio tradicional para mark.tapscott@hillfaith.org. Vou entregar para você o mais rápido possível.


Por Mark Tapscott. Tradução de Heitor de Paola.
O tradutor está no SubstackTelegram e YouTube.


Nota da editoria:

Imagem da capa: “Pentecostes” (1887), de Jean Ii Restout (1692 – 1768).




Conheça mais evidências, lendo:



Artigos relacionados

5 1 vote
Classificação
Inscrever-se
Notifique-me sobre
guest
0 Comentários
Comentários
Visualizar todos os comentários
0
Adoraríamos receber sua crítica. Por favor, escreva-a!!x